
Categoria: Notícias
Data: 10/03/2025
APMT Itália: missionários, igrejas e oficiais
A trajetória de plantação e crescimento da Chiesa Presbiteriana in Itália
Daniel Bovo
No último final de semana de outubro, a Igreja Presbiteriana na Itália celebrou um momento especial com a ordenação de oficiais. A cerimônia aconteceu em um local alugado, já que o templo em Legnano não comportaria acolher as aproximadamente 100 pessoas que estiveram presentes.
Além dos missionários da Equipe Itália da APMT, participaram líderes da Agência: o Rev. Amauri Oliveira (presidente) e sua esposa Márcia, o Rev. Marcos Azevedo (coordenador da Área Europa e missionário na França), o Rev. Paulo Sicoli (coordenador da Área Europa Central e missionário na França) e o Rev. Benilton dos Santos (coordenador da Área do Leste Europeu e missionário na Albânia).
Na sexta-feira e no sábado, os oficiais eleitos foram examinados por uma comissão, respondendo acerca de suas convicções sobre a doutrina e o governo presbiteriano, além de questões sobre os símbolos de fé da igreja. No domingo, durante um culto festivo que teve como pregador o presidente da APMT, dois presbíteros foram reconduzidos ao serviço na igreja de Legnano, enquanto um diácono foi ordenado.
Para Brescia, dois novos presbíteros e um diácono foram ordenados, e para Asti, um presbítero foi consagrado. Após o culto, todos desfrutaram de um almoço de confraternização com a deliciosa culinária italiana.
A caminhada no território Italiano
O trabalho da APMT na Itália é um testemunho de perseverança e fidelidade. Desde os primeiros passos, o crescimento da Chiesa Presbiteriana in Itália mostra como Deus tem usado missionários e igrejas para plantar sua obra no país. A jornada começou com o Rev. Humberto e Brandali Oliveira, que chegaram à Itália com seus filhos, Miquéias e Lucas. Iniciaram seu trabalho em Torino, mas foi em Legnano, na Lombardia, que nasceu, em 2010, a primeira igreja presbiteriana fruto do novo momento APMT no país: a Chiesa Presbiteriana di Legnano. Legnano se tornou a base para a expansão da obra presbiteriana reformada, oferecendo suporte espiritual e doutrinário aos que se uniram a essa missão.
A expansão para Brescia
Em 2019, a missão se estendeu para Brescia, a cerca de 130 km de Legnano. Liderado pelo Rev. Humberto, o trabalho começou na sala da casa de um casal local. Com o tempo, mais pessoas se uniram, e hoje o grupo consolidou-se como a Chiesa Presbiteriana di Brescia, testemunhando o avanço da fé reformada na região.
Os primeiros oficiais eleitos
Em 2021, a igreja alcançou um marco histórico com a ordenação dos primeiros presbíteros, que passaram a servir ao lado do Rev. Humberto. Esse momento representou a maturidade e o comprometimento das congregações com o sistema presbiteriano.
A chegada de novos missionários
No primeiro semestre de 2023, o Rev. Daniel e Débora Bovo, com suas filhas Sara e Anna, chegaram à Itália. Fixando residência em Asti, iniciaram a Chiesa Presbiteriana di Asti. O trabalho, que começou em sua própria casa, cresceu rapidamente, exigindo um espaço maior. Desde março de 2024, a igreja utiliza um coworking no centro de Asti e já planeja um local exclusivo para as reuniões, com maior capacidade.
Em 2024, outros missionários da APMT reforçaram a missão no norte da Itália:
- Iohanna Daniela Carvalho para servir em Brescia;
- Rev. Edvaldo Júnior e Valéria, com os filhos Rebeca, Raquel e Benjamim para também servirem em Brescia;
- Rev. Marco Antônio e Rossana Magalhães para servirem em Legnano;
- Rev. José Dilson e Marli Silva para servirem em Sanremo, Ligúria;
- Rev. Luiz Otávio e Janete, com os filhos João Otávio e Tiago, para servirem em Novara, Piemonte.
Esses missionários têm trabalhado para aprender a língua e se adaptar à cultura italiana e a fim de consolidar as igrejas para as quais foram designados.
O futuro da obra missionária na Itália
Sob a supervisão do Rev. Humberto Arisa, a equipe missionária espera, em 2025, a chegada das famílias do Rev. Jean Marc Turra e do Rev. Ericson Martins, e da missionária Isabelle Souza que estão no Brasil em fase de divulgação. Além disso, a italiana Alessia Paini, fruto do trabalho da igreja em Legnano, está em processo para ser recebida como missionária da APMT.
A expansão da Igreja Presbiteriana na Itália reflete o compromisso da APMT em estabelecer igrejas reformadas na península. Cada passo é um testemunho da bondade de Deus e da certeza de que muitos eleitos naquela nação ouvirão o chamado irresistível do evangelho.
O Rev. Daniel Bovo é missionario da APMT na Itália